Igaporã recebe o sinal de TV Digital pela parceria entre a Prefeitura e Governo Federal
01/05/2023

O município de Igaporã receberá o sinal de TV digital nas próximas semanas, após a conclusão da instalação dos equipamentos das primeiras emissoras que manifestaram interesse em transmitir o sinal na cidade: TV Sudoeste (Televisão Bahia SA), TV Aratu, Rede Brasil (Empresa Brasil de Comunicações – EBC), TV Câmara dos Deputados e TVE Bahia (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia).

O projeto é fruto do Programa Digitaliza Brasil (Projeto TV Digital), instituído pelo Governo Federal, por meio da Portaria n. 2.524, de 04 de maio de 2021, do Ministério das Comunicações.

O sinal de TV Digital chegará a Igaporã pela primeira vez. A transmissão será possível graças à parceria entre o Governo e a Prefeitura. Em Igaporã, a estação de transmissão foi instalada no Alto da Varginha, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal, que também será responsável pela operação, segurança e manutenção da infraestrutura implantada.

O Projeto Digitaliza Brasil tem por objetivo levar o sinal digital aos 1.638 municípios brasileiros que contam somente com o sinal analógico, até dezembro de 2023, quando as transmissões de TV analógica serão desligadas.

A TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet.

Desde o início da implantação da TV Digital, o Ministério das Comunicações é o responsável pela efetivação da política pública orientada à expansão do serviço para todos os municípios do Brasil.

Ainda há no país 4.191 municípios que não concluíram a migração para o sinal digital, ou seja, ainda há transmissão dos sinais analógicos. Quando o Digitaliza Brasil foi instituído, 1.638 municípios dispunham apenas de sinal analógico. (Com informações do Ministério das Comunicações).

Autor: