1º Festival Municipal de Poesia: Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade
06/06/2023

Todas as imagens: clique aqui.

Alunos das escolas municipais e particulares e do Colégio Estadual participaram do 1º Festival Municipal de Poesia: Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, do Projeto de Leitura e Produção de Texto Poético na Sala de Aula, desenvolvido pela Prefeitura de Igaporã, Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura.

O Festival foi a culminância do Projeto de Leitura, realizado durante a tarde dessa segunda-feira (5) na Praça José de Brito Gondim, no âmbito do Programa Municipal de Educação Ambiental e Patrimonial.

Os alunos apresentaram poesias feitas em sala de aula, relacionadas à preservação ambiental. De forma criativa, cada poesia expressava conceitos e atitudes de preservação e conservação do meio ambiente, sob a observação de uma equipe de jurados.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Batista, destacou que junho é um mês em que os órgãos ambientais, a Prefeitura e as secretarias aproveitam para promover ações de conscientização sobre a proteção ao meio ambiente.

O Secretário de Educação, Marcos André, destacou o sucesso da estratégia de abordagem das questões ambientais por meio da poesia. Para ele, o fato motivou os alunos a expressarem suas ideias de forma clara e comprometida com o tema do Projeto.

Os textos produzidos pelos estudantes foram analisados pelos jurados, Romilton Fereira de Souza, escritor e membro da Academia Caetiteense de Letras, Maria de Lourdes do Carmo Souza Duca, professora de Língua Portuguesa, Padre Lely Oliveira e a poetisa e advogada, Daiana Ribeiro.

A comissão organizadora do Festival divulgou o resultado final do concurso de poesias:

Categoria 1 - Ensino Fundamental I

1º - Jhonatan Martins Fernandes - Escola Municipal Coronel  Olímpio - 4º Ano – Poesia “Meio Ambiente”.

2º - Marina Santos de Jesus - Núcleo Escolar Adília Rodrigues Neves - 4º Ano – Poesia “O Meio Ambiente”.

3º - Jonas John Alves da Silva - Escola Municipal de Jardim - 4º Ano – Poesia “Planeta Terra Pede Ajuda”.

Categoria 2 - 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental II.

1º - Pedro Henrique Duarte Teixeira - Colégio Municipal Oscar Teixeira da Costa - 2º Ano – Poesia “Água”

2º - Esther Fernandes Alencar - Centro Educacional Professora Loide Ledo Pondé Fagundes - 6º Ano -  Poesia “Meio Ambiente”

3º - Rayane Silva Alves - Colégio Municipal Ana Rosa Magalhães - 7º Ano – Poesia “Lixo Reciclável”.

Categoria 3 - 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

1º - Joana de Jesus de Oliveira - Núcleo Escolar Manoel Rocha Filho - 9º Ano – Poesia “Natureza”.

2º - Shopia Gabrielly Reis da Silva - Colégio Municipal Oscar Teixeira da Costa              8º Ano  Lixo

3º - Lívia Rocha Neves - Colégio Jardim Império – Poesia “A natureza não aguenta mais ser judiada”.

Categoria 4 - Estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

1º - Edicelma Souza Rocha de Jesus - Centro Educacional Professora Loide Ledo Pondé Fagundes - EJA- Eixo V – Poesia “Cuide do Meio Ambiente”.

2º - João Pedro Alves Prates - Centro Educacional Professora Loide Ledo Pondé Fagundes - EJA- Eixo V – Poesia “O Chamado da Terra”.

Texto e fotos: Diretoria de Comunicação.

Autor: