CAPS de Igaporã promove palestra em referência ao Setembro Amarelo
17/09/2018
Durante todo o mês de setembro a Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com demais secretarias do município, realiza uma série de ações para prevenir o suicídio e alertar a população a respeito do problema no Brasil. Em Igaporã, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou palestra, na quarta-feira, 12 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo e falou sobre o suícídio para a população.

A Palestra, realizada pelo Médico do CAPS, Dr. Marcelo Kumaira, tratou de temas como o que é o suicídio, dados numéricos no Brasil, doenças que levam ao suícidio e sobre formas de evitar ou ajudar alguém a evitar um ato suicída. Segundo Kumaira, o suícidio hoje é um problema de saúde pública, já que os números são elevados, mas com cuidado e atenção é possível evitar muita coisa. "Tratar um suícidio frente a frente é muito importante, aliás, a Prefeitura de Igaporã deve ser parabenizada por levar a saúde mental tão a sério em nosso município", destacou Marcelo.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Suly Fagundes, a Secretária Municipal de Saúde, Laíse Farias, a Secretária Municipal de Educação, Ednea Azevedo, a coordenara do CAPS Ana Zoraide Souza, a psicóloga do CAPS, Manuela Simões, usuários e famíliares do serviço, profissionais da saúde, alunos e professores das escolas do município, além da população em geral.

Para o Prefeito Suly Fagundes, mais do que prevenir o suicídio apenas no mês de setembro, é preciso combatê-lo dia-a-dia e a população em geral tem uma imensa responsabilidade. "Igaporã conta hoje com um CAPS equipado e bem servido de profissionais. Nos preocupamos com a saúde mental. Mas o setembro amarelo é uma campanha para todos nós. Que chama a resposabilidade para todos nós", pontuou o prefeito.