Agricultura, abastecimento e meio ambiente
Secretaria de Agricultura realiza entrega de Cadastros Ambientais Rurais
05/12/2017

A Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou a entrega dos Cadastros Ambientais Rurais, no último sábado, 02 de dezembro, em evento no auditório do CRAS. Mais de 500 proprietários de terra receberam  o documento da sua propriedade, mas o número de documentos preparados pela equipe da Secretaria de Agricultura do município passa de 1000 cadastros.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR ou Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR é um instrumento, criado pela Lei 12.651/12 (Novo Código Florestal), que determina e possibilita o registro dos imóveis e posses rurais junto aos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente, para fins de controle e monitoramento ambiental, melhoria dos processos de licenciamento das atividades rurais, gestão integrada dos territórios e acompanhamento dos ativos ambientais das propriedades. O cadastramento se dá por meio de um sistema eletrônico de identificação georreferenciada dos imóveis rurais, delimitando as Áreas de Preservação Permanente (APP’s), as Reservas Legais (RL’s), as áreas passíveis de uso alternativo do solo, além da hidrografia e dos remanescentes de vegetação nativa, localizados no interior dos imóveis. Possibilita ainda o levantamento de múltiplos indicadores ambientais e de outras informações para benefício do próprio produtor rural e para a gestão socioambiental de imóveis rurais. O trabalho de levantamento dessas informações foi realizado durante todo este ano, pelos técnicos da secretaria.

Os proprietários que tiveram a propriedade cadastrada, mas ainda não pegaram o documento, pode procurar a Secretaria ao longo da semana para receber a documentação.

Autor: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Igaporã