Merenda Escolar é destaque em 2017, segundo Conselho Municipal

Sexta, 09 de Fevereiro de 2018

Secretaria de Educação

A Prefeitura de Igaporã comemorou nesta sexta feira o excelente resultado obtido pelo Setor Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE) ao longo de 2017. A classificação veio após reunião do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que avaliou e encerrou os trabalhos do ano. Os números mostram o empenho e a dedicação da Prefeitura para garantir a qualidade da merenda servida aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Conforme analisou o Conselho da Merenda, o cardápio criado pelo SEMAE foi extremamente elogiado pela comunidade ao longo do ano, por fornecer um lanche saudável, saboroso e nutritivo. A qualidade também é resultado de muito investimento: durante o ano, 52% dos custos envolvendo a compra de merenda escolar foram pagos com recursos próprios do município.

Além da qualidade excepcional, o SEMAE informou ainda que 47,04% dos produtos adquiridos para preparação da merenda foram oriundos da agricultura familiar, número muito além dos 30% que é exigido por lei atualmente. A preferência por adquirir produtos procedentes de associações e pequenos produtores locais, além de colaborar para uma alimentação mais saudável, ainda contribui para o crescimento econômico da agricultura do município.

O Prefeito Suly comemorou os resultados obtidos pelo SEMAE. Segundo ele é gratificante colher os frutos de um trabalho feito com afinco, realizado por uma equipe comprometida com a refeição de cada aluno do município. “Apesar de termos enfrentado problemas como atraso no repasse dos recursos do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], não ficamos um dia sequer sem oferecer merenda de qualidade em nossas escolas e isso que é o mais importante”.

Para a nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Cláudia Ledo, o trabalho não se resumiu a fornecer apenas merenda nutritiva. Conforme ela explicou, ao longo do ano o SEMAE realizou acompanhamento nutricional de alunos, palestras de orientação nas escolas e elaboração de cardápios especiais para alunos portadores de doenças crônicas.

A reunião de encerramento dos trabalhos do CAE, que discutiu os dados observados ao longo do ano, aconteceu na última quinta feira, 08 de fevereiro. O Conselho é formado por oito membros, dentre pais, alunos, professores e representantes da sociedade civil e tem a função de fiscalizar e acompanhar os trabalhos envolvendo a merenda escolar ao longo do ano letivo.