Igaporã inicia ações pelo Programa Saúde na Escola, na rede municipal de ensino
12/03/2023

Com a retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Igaporã por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Educação (SMEI), está elaborando a retomada do cronograma de ações para serem desenvolvidas junto às escolas.

A parceria entre às secretarias e a Administração tem por objetivo realizar um conjunto de ações implementadas na rede de atenção à saúde do SUS e educação, para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com vistas a prevenir, controlar e  tratar a obesidade infantil.

O Programa Saúde nas Escolas elabora e executa ações com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos. Atualmente, o programa contempla 15 unidades da rede municipal de ensino.

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Laíse Fagundes, as ações desenvolvidas no programa são registradas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). “O município de Igaporã assumiu o compromisso de realizar as ações e metas do Programa  Crescer Saudável, e com isso, segue alguns pilares: a promoção da alimentação saudável, promoção da atividade física, práticas corporais e vigilância alimentar e nutricional”, pontuou Laíse.

A participação do município no PSE ocorre mediante adesão ao ciclo bienal e no desenvolvimento de doze ações essenciais. Ao aderir ao PSE, o município também adere ao Crescer Saudável. As ações do PSE são: saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e prevenção à Covid-19.

O PSE é voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. As reuniões com a Saúde e a Educação definem dentro do calendário escolar uma semana de cada mês para trabalhar as ações do PSE dentro das escolas, além disso, elas são divididas de acordo a
localização dentro território das unidades básicas de saúde (UBSs) e número de alunos matriculados nas escolas. Em conjunto, as equipes de Atenção Primaria a Saúde (APS) e equipe escolar avaliam o contexto da comunidade onde os alunos estão inseridos e decidem qual ação ou ações melhores se encaixam na realidade daquele território. Posteriormente, as equipes da APS se deslocam até a escola onde realizam ações e, caso seja necessário, fazem encaminhamento para atendimento nas UBS.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde nas Escolas, dos ministérios da Educação e da Saúde. “Dentro do Crescer Saudável, os alunos e os pais recebem orientações sobre como ter uma alimentação diversificada, rica em frutas, proteínas, vitaminas e sais minerais e cuidados com o manuseio dos alimentos”, comentou Josiane, nutricionista responsável.

Autor: