A população de Igaporã promoveu mais um grande espetáculo nos tradicionais festejos juninos do município, entre os dias 27 e 29 de julho, no São Pedro 2025, realizado no espaço conjungado da Praça do Forró e da Praça José de Brito Gondim. Nos dias 25 e 26 de julho a Secretaria de Cultura e Turismo realizou o Concurso Regional de Quadrilhas.
Durante os três dias de shows, a plateia curtiu sucessos com a participação de nomes nacionalmente famosos, como o ex-cantor da Banda Matruz com Leite, Neto Leite, a dupla do sertanejo universitário, João Bosco e Vinícius. Também se apresentaram Banda Garota Faceira, Reginaldo Sama, Arreio de Ouro, Manu Pinheiro, Karolzinha Sanfoneira e Heytor, o Boyzinho. Os forrozeiros ainda curtiram o ótimo som das atrações locais Som de Bar e Aldo.
O São Pedro é realizado desde 1984. No início, a festa foi denominada São João de Igaporã, mas mudou de data para o período atual. Durante quatro décadas a festa se consolidou como atração regional, atraindo grande número de turistas nos dias do evento. De acordo com a polícia militar, não houve registro de ocorrências significativas, caracterizando o clima de paz e alegria. A PM enviou um contingente de 39 militares para garantirem a segurança nos três dias do São Pedro 2025.
O Prefeito Newton Cotrim comemorou o resultado, principalmente, porque o município possui recursos reduzidos para a realização do evento. No entanto, a criatividade na organização da Secretaria de Cultura e Turismo conseguiu superar as restrições financeiras. "Dançamos forró em paz. As famílias compareceram, juntamente com pessoas de todas as idades. A alegria dominou os dias de festa. Parabenizamos todos que estiveram envolvidos na organização do São Pedro 2025", comentou o prefeito.
Concurso Regional de Quadrilha Junina 2025
Nos dias 25 e 26 de junho, quadrilhas de Igaporã e municípios vizinhos participaram do concurso regional, realizado no espaço da Praça José de Brito Gondim, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. Além dos grupos de Igaporã, concorreram aos prêmios quadrihas dos municípios de Feira da Mata, Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa. O público prestigiou os dois dias de disputa, elogiando a criatividade das equipes que apresentaram os seus temas, com ênfase em enredos nordestinos.
A campeã do Concurso foi a Quadrilha Bagaceira, de Guanambi. Em segundo lugar, ficou outra quadrilha de Guanambi, os Cangaceiros, e em terceiro ficou a Quadrilha Fulô de Tangerina, de Igaporã. A secretária de Cultura e Turismo, Arlene Araújo, parabenizou todas as concorrentes pela criatividade e originalidade. Segundo Arlene, o Concurso Regional resgatou e valorizou a cultura popular, além de exercer um papel social e educativo, fortalecendo vínculos comunitários e incentivando o protagonismo dos jovens e artistas locais.
“Esta foi uma ação de grande relevância para o fortalecimento da cultura em nosso município e na região. Tivemos a honra de acompanhar apresentações belíssimas, que reforçam a importância da preservação das nossas tradições juninas. Valorizar essas manifestações é garantir que as futuras gerações conheçam e se orgulhem de sua identidade cultural”, assegurou Arlene.
Mais Notícias
O que você achou da nossa página ?
- Muito insatisfeito
- Insatisfeito
- Regular
- Satisfeito
- Muito satisfeito

e-SIC
Ouvidoria