Prefeitura de Igaporã inicia programa de conscientização sobre descarte de lixo urbano
04/05/2023

O Município de Igaporã receberá ações da Administração Municipal, por meio do Programa de Educação Ambiental e Patrimonial, instituído pelo Decreto n. 271, de 30 de janeiro de 2023, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os problemas e riscos à saúde pública, ocasionados pelo descarte irregular do lixo doméstico.

O programa será executado conjuntamente pela Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. A primeira ação do programa foi realizada nessa quarta-feira (3). Os professores coordenadores, Lady Daiana e José Adail se reuniram com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, no plenário da Câmara Municipal, para discutir sobre as estratégias de execução do programa.

Os agentes exercerão uma função fundamental de conscientização e informação sobre o programa, em cada domicílio da cidade e zona rural. Todas as ações estão baseadas em um levantamento realizado pela equipe coordenadora que identificou situações críticas, como o acúmulo de lixo em lotes urbanos e terrenos baldios, além do descarte irregular do lixo doméstico em vias públicas.

A coordenação do programa considera que o maior desafio a ser enfrentado é a mudança de comportamento da população. É necessário adotar hábitos saudáveis como colocar o lixo em locais adequados, separar os resíduos sólidos para a reciclagem ou utilizar cestos e sacolas permanentes para armazenar as compras.

Autor: