População de Igaporã recebe a Praça José de Brito Gondim, ao lado da Praça do Forró
04/06/2023

A Prefeitura de Igaporã inaugurou a nova Praça José de Brito Gondim (Zeca da Varginha), na noite desse sábado (3), ao lado da Praça do Forró, em uma cerimônia que atraiu um grande público, autoridades políticas estaduais, lideranças locais e regionais.

A nova praça requalifica um antigo espaço ao lado da Praça do Forró, ampliando a área de lazer que já contava com o Parque da Cidade, o Estádio Municipal e o Ginásio de Esportes.

A Administração Municipal escolheu o nome para a Praça, em homenagem ao tradicional proprietário das terras que hoje formam a área do complexo de lazer e esportes.

Os filhos e netos de Zeca da Varginha participaram da inauguração. Entre eles estavam os médicos Dr. Nilton de Brito e Dr. José de Brito Gondim Neto (Dr. Zequinha), que já disputou cargos em eleições municipais de Igaporã.

Os deputados estaduais José Raimundo (PT) e Ivana Bastos (PSD), juntamente com o deputado federal Neto Carletto (PP), também participaram da solenidade e da festa pública. Os parlamentares parabenizaram Igaporã pelo período de intensa transformação administrativa e, especialmente, pela obra que oferece um novo espaço de cultura e lazer para a população.

A deputada Ivana Bastos falou sobre o asfaltamento da estrada intermunicipal que liga Igaporã a Matina, durante o seu pronunciamento. O tema é uma antiga reivindicação da população de Igaporã. Segundo a deputada, há um compromisso das autoridades estaduais em executarem a obra e os esforços serão intensificados após a conclusão da rodovia entre Riacho de Santana e Matina.

O Prefeito Newton Cotrim – Neto – ressaltou as muitas conquistas da atual gestão municipal, por meio de obras em parceria com os governos federal e estadual, além daquelas executadas com recursos próprios, como é o caso da Praça José de Brito Gondim. Neto citou a conclusão do novo prédio do Colégio Estadual de Igaporã, a partir da solicitação que apresentou ao Governo da Bahia. Citou, ainda, a construção do Complexo Policial que abrigará os serviços da Polícia Civil e Polícia Militar, a reforma, requalificação e ampliação do auditório municipal, além de dezenas de outras intervenções realizadas em apenas dois anos de governo.

Neto afirmou que as muitas conquistas obtidas nos últimos dois anos foram possíveis, graças a um programa austero de controle dos recursos municipais. O resultado foi a ampliação dos serviços e a execução de obras por parte da Administração Municipal.

O gestor, lembrou, ainda, o respeito aos trabalhadores diretos ou indiretos da Prefeitura Municipal. A atual gestão manteve todos os salários em dia desde o primeiro dia de governo. “Nós organizamos a administração e mostramos que é possível investir sem prejudicar o pagamento dos salários dos servidores”, salientou Neto.

A Praça “Zeca da Varginha” vai ampliar a área de festas da Praça do Forró, durante os festejos juninos de 2023, marcados para os dias 16, 17 e 18 de junho. O espaço conta com vários quiosques que revendem bebidas e produtos alimentícios, um espaço para festas e eventos, banheiros públicos e uma decoração moderna que obteve aprovação de todos que participaram da inauguração.

A Praça será administrada pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Secretário Marcondes enalteceu o espaço construído como local ideal para manifestações culturais, além do lazer desfrutado por famílias nos finais de semana.

Texto e imagens: Diretoria de Comunicação.

Autor: Diretoria de Comunicação