Vigilância Sanitária e ADAB realizam Ação Contra Abate Clandestino e Comercialização de carnes impróprias para Consumo

Sexta, 23 de Março de 2018

Secretaria da Saúde

Em uma ação integrada, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB) e a Vigilância Sanitária de Igaporã realizaram, na manhã desta quinta feira (22), uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais de carnes, com o objetivo de verificar as condições de venda do produto para a população.

Segundo a Coordenação da Vigilância Sanitária, a ação é uma iniciativa da ADAB, em parceria com Município de Igaporã, para garantir carnes de qualidade à população e evitar o abate clandestino. Durante a fiscalização, os prepostos da agência estadual apreenderam várias carnes consideradas impróprias para consumo humano e de origem desconhecida.

De acordo com Luana Farias, coordenadora da vigilância sanitária no município, antes das medidas de apreensão, a Secretária Municipal de Saúde já havia realizado reuniões com açougueiros e comerciantes de Igaporã para orientar sobre a necessidade de adequação às maneiras legais do abate de animais. "A Vigilância Sanitária acompanhou a ADAB neste processo de apreensão e vai continuar fiscalizando os estabelecimentos no cumprimentos das normais padrões de higiene sanitária, além de coibir o abate clandestino", afirmou Luana.

Toda a carne apreendida recebeu a aplicação imediata de querosene e foi incinerada. Os proprietários que não se adequarem às orientações fornecidas pelos órgãos competentes poderão sofrer nova apreensão, além de outras sanções estipuladas pela lei.