Unidade de Saúde da Cerquinha realiza I Feira da Saúde e beneficia População

Quarta, 01 de Agosto de 2018

Secretaria da Saúde

Com o objetivo de oferecer prevenção à saúde da população, a Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 31, a I Feira de Saúde na localidade de Cerquinha. O evento, coordenado pela Equipe da Saúde da Família da comunidade, atendeu cerca de 150 pessoas.

Foram oferecidos serviços de avaliação corporal, aferição da pressão arterial, atualização de vacinas, avaliação odontológica e testes rápidos de glicemia e hepatites virais. A Feira de Saúde também ofereceu à população, orientações gerais sobre saúde preventiva, saúde psicológica e a prática de exercícios físicos.

Segundo Ana Cláudia Guimarães, enfermeira responsável pela UBS de Cerquinha, a Feira foi realizada para fortalecer a prevenção de doenças junto às famílias da área. "A população, em geral, tem muita resistência em procurar a equipe de saúde para uma avaliação e, normalmente, deixa pra vir à UBS quando já está doente. A unidade, na verdade, quer prevenir as doenças, então nosso objetivo com esta ação é informar a população e fortalecer a prevenção de enfermidades", ressaltou Ana Cláudia.

A Secretária Municipal de Saúde de Igaporã, Laíse Farias, acompanhou o evento e conversou com pacientes. Segundo Laíse, a atividade realizada pela UBS de Cerquinha é mais uma ação para fortalecer a saúde preventiva em Igaporã. "Além do atendimento ao paciente, hoje a Atenção Básica está voltada, sobretudo para oferecer serviços preventivos. Assim, temos a atividade do NASF, eventos e ações pontuais e as UBSs oferecem palestras, orientações e atendimentos de maneira constante", destacou.

O evento fortalece a intenção da Administração em levar os seus serviços a todas partes do município, integrando sede e zona rural.