Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3460-1021 / 3460-1141

  • E-mail

    ascom.pref.iga@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 hs

    Pç Bernardo de Brito, 430, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
Prefeitura de Igaporã inicia implantação de Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde
19/05/2018

Para garantir mais agilidade e praticidade nos atendimentos nas unidades de saúde, a Prefeitura de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A Unidade de Saúde do bairro Vila Fagundes recebeu a ferramenta e já está utilizando em sua completude.

 

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada pelo Ministério da Saúde que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

 

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. Outras funcionalidades destaque do PEC são o odontograma digital, integrado ao registro de atendimento, que permite fazer o acompanhamento da saúde bucal dos cidadãos, as fichas para acompanhamento de gestantes e crianças até cinco anos, além da integração com a plataforma para consulta da disponibilidade de medicamentos durante a prescrição. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como estão as demandas em saúde de cada região.

 

Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Igaporã, Laíse Farias, a instalação começou ser feita na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Fagundes como forma piloto do processo de instalação. Estrategicamente, a unidade funcionará como modelo, para implantação dos próximos PECs.

 

“Será um grande avanço para a coleta, registro e arquivo de informação de saúde dos nossos pacientes, permitindo que a equipe de saúde realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimento”, salientou Laíse.

 

A médica da unidade, Larissa Helen, comemorou a implantação. “Com o prontuário eletrônico o atendimento é mais rápido, mais prático e conseguimos facilitar todos os processos para o paciente”.

 

O Prontuário eletrônico é implantado deste a recepção até os consultórios de atendimentos médico, odontológico e de enfermagem, informatizando todo o processo dentro das Unidades de Saúde.



Autor: Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Igaporã

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito