Igaporã sediará V Mostra de Teatro do Velho Chico em 2019 - Notícias - Prefeitura de Igaporã - Site Oficial

Igaporã sediará V Mostra de Teatro do Velho Chico em 2019

Terça, 03 de Abril de 2018

Secretaria de Cultura e Turismo

A Rede de Teatro Velho Chico anunciou na terça feira, 27 de março, durante o encerramento da IV Mostra do Velho Chico, realizada na cidade de São Desidério-BA, a próxima cidade que vai sediar um dos principais eventos teatrais do Estado. O município de Igaporã foi escolhido pela organização do evento para receber a quinta edição da mostra, que tem a participação dos principais grupos de teatro do interior da Bahia, e movimenta as artes cênicas em todo o território Velho Chico.

A cidade de Igaporã começou a ser vislumbrada como potencial recepcionista do evento a partir do ano passado, quando a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, investiu na criação do Projeto "Escola de Teatro", envolvendo jovens e adolescentes na iniciação ao mundo cênio. A partir daí, o município passou a ganhar a atenção dos artistas e amantes do teatro regional ao realizar a sua I Mostra de Teatro e iniciar uma fase itinerante do projeto, com circulação das peças criadas ao longo do ano de 2017 pela região. A cidade de Caetité foi a primeira a receber os atores formados pelo projeto da prefeitura.

Segundo Gilberto Morais, um dos coordenadores da Rede Velho Chico, a proposta em realizar as Mostras é fortalecer os grupos de teatro no Oeste e Sudoeste da Bahia. “Pela primeira vez a mostra está indo para uma cidade que não tem um grupo de atores formalizado, mas um projeto de escola de teatro. Isso só vai acontecer graças a relação da Prefeitura de Igaporã que está investindo na formação de novo atores. A escolha de Igaporã também é uma conquista da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do trabalho de Marcondes Dantas [secretário] e Nando Dias [monitor do projeto]”, enfatizou Morais.

Segundo a Coordenação da V Mostra, o evento ainda não tem uma data definida para acontecer e deve sofrer mudanças em relação às edições anteriores. A Secretaria de Cultura e Turismo de Igaporã comemorou e escolha e já começa a se preparar para recepcionar este importante evento.