Secretário concede entrevista à Rádio Igaporã e denuncia caos encontrado pela atual gestão

Educação

Quinta-Feira, 23 de Março de 2017

Situação dos ônibus encontrados pela atual gestão
O professor Cleber Bonfim da Silva, Secretário Municipal de Educação, concedeu entrevista à reportagem da Rádio Igaporã sobre a situação do setor educacional encontrada pela gestão do Prefeito José Suly Fagundes Netto, a partir da sua posse no dia 1º de janeiro de 2017.

Segundo Cleber, a nova gestão se deparou com o caos e a depredação nas unidades escolares, com móveis e equipamentos quebrados, danos à estrutura física dos prédios e a frota de micro-ônibus sem condições de uso. Essa situação impediu o início das aulas em fevereiro e algumas unidades continuam funcionando precariamente, devido à necessidade de início do ano letivo.

“Recebemos as escolas em estado de abandono, depredadas, com carteiras quebradas, portas e janelas quebradas, aparelhos de informática em sua maioria danificados. Nos colégios de Gameleira, Cerquinha e Altamira os diretores não puderam acessar as unidades de ensino, devido ao grande número de pardais e a infestação de insetos”. O Secretário informou que o problema dos insetos foi resolvido, em parte, com uma dedetização realizada por profissionais da Prefeitura.

Questionado sobre como foi possível iniciar os trabalhos da Secretaria diante de tantos problemas apontados, o Secretário comentou que foi preciso enfrentar as dificuldades financeiras, somadas à precariedade nas condições físicas para início das atividades. “A administração adotou medidas paliativas e emergenciais para o início das aulas. Algumas unidades foram parcialmente reformadas, em outras foram executados reparos nos pontos mais críticos. O Prefeito Suly pretende fazer uma recuperação mais detalhada e completa até o final de 2017″, assegurou Cléber.

Abordado sobre o estado da frota municipal utilizada no transporte escolar, o gestor educacional esboçou o que considera um cenário desolador, de abandono e descaso com o patrimônio público.

A Rádio Igaporã apurou que o Município possui treze veículos – ônibus e micro-ônibus – obtidos através do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal. Segundo Cléber, somente um dos veículos foi recebido em condições de uso, os demais exigiram manutenção mecânica para retornarem aos serviços. A Prefeitura Municipal investiu cerca de 50 mil reais somente na aquisição de novos pneus (aqueles encontrados não ofereciam segurança para o tráfego dos veículos), além de baterias e óleo lubrificante. Acrescentou que através de um levantamento minucioso, constatou-se que foram subtraídos diversos equipamentos dos micro-ônibus, como chaves de roda, macacos hidráulicos e pneus de socorro.

O gestor lamenta que mesmo com todo o esforço desprendido pela Administração Municipal, ainda se encontram três micro-ônibus recolhidos à garagem municipal, aguardando serviços de mão-de-obra especializada para retomarem o funcionamento regular. Por isso, sua Secretaria não pode oferecer o transporte gratuito para os alunos do Grupo Escolar Coronel Olímpio, na sede do Município.


Questionado sobre denúncias veiculadas nas redes sociais, que apontam escolas funcionando sem a distribuição de merenda escolar, enquanto há um estoque de gêneros alimentícios disponível e em condições de distribuição, o Secretário refutou as denúncias, garantindo que o estoque existente é insuficiente para cobrir uma semana letiva, esclarecendo que duas licitações para aquisição dos gêneros ocorrerão nos dias 24 e 27 de março, quando o fornecimento será normalizado.


Além dos problemas internos à Secretaria de Educação, Cléber acrescentou a falta de condições para trafegabilidade nas estradas vicinais de Igaporã, que provocou o adiamento do início das aulas até o mês de março. Pontuou que a recuperação das vias ficou prejudicada porque a Administração do Prefeito Suly recebeu a motoniveladora (“patrol”), também, sem condições de uso, por não ter passado pelas revisões periódicas. Além disso, a outra “patrol” foi vendida em leilão pela Prefeitura, no ano passado. Para utilizar a única máquina restante, está sendo executada sua recuperação, como a compra de pneus novos e reparos na parte elétrica. A Rádio Igaporã obteve informações de que a “patrol” retornará aos serviços de recuperação das estradas ainda nesta semana, melhorando a mobilidade para alunos e professores.

Com informações da Rádio Igaporã


Últimas Notícias

Prefeitura Municipal de Igaporã - Bahia

Contato

© Prefeitura Municipal de Igaporã - Bahia
Gestão 2017-2020 | Todos os direitos reservados