Igaporã realiza I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Sexta, 11 de Agosto de 2017

Secretaria da Saúde

Quais os melhores caminhos para definir na prática o que diz o ditado popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”? Este foi um dos principais objetivos da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, organizada pela Prefeitura Municipal de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento, que aconteceu no dia 09 de agosto, no auditório do CRAS, em Igaporã, teve a participação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais, gestores e instituições, que debateram sobre “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção da Saúde do Povo Brasileiro”.

A conferência contou com uma palestra de abertura, formação de grupos de trabalho, formulação e discussão de propostas para implantação junto aos serviços de vigilância epidemiológica e sanitária e eleição de delegados para condução das propostas à fase estadual do evento.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Fagundes, a Conferência é um momento de crucial importância, já que democratiza a participação de todos os envolvidos no processo de construção de melhores serviços de saúde para o cidadão. Márcio Fagundes destacou também que o município de Igaporã vem buscando excelência em saúde e está com todos os PSF’s funcionando, diversas especialidades atendendo no hospital municipal e uma saúde preventiva de destaque, através dos serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Para Lécia Porto, enfermeira e coordenadora da base regional de vigilância sanitária em Caetité – palestrante do evento – Igaporã sai na frente ao realizar a conferência, pois garante segurança para o município e, consequentemente, melhor qualidade de vida às pessoas.

O resultado das discussões será encaminhado para a conferência estadual, em Salvador e, na sequência, para Brasília. As propostas podem ajudar a criar políticas públicas para o setor de saúde preventiva no País.


Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Igaporã


Últimas Notícias