“Descredenciamento de Equipes de Saúde não afeta Igaporã”, afirma Secretaria Municipal de Saúde.

Quarta, 04 de Julho de 2018

Secretaria da Saúde

Após o Ministério da Saúde publicar a portaria 1.717, em 12 de junho, que descredenciou Equipes de Saúde da Família (ESFs) em todo o país, vários boatos surgiram, afirmando que Igaporã havia perdido uma das suas unidades. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde desmentiu a informação e afirmou que o descredenciamento promovido pelo Ministério da Saúde não afetará em nada o município de Igaporã.

Segundo a Secretaria de Saúde, Igaporã é credenciada com teto máximo de 08 ESFs, no entanto, atualmente 100% do território municipal é coberto pelo funcionamento de 07 unidades, devidamente registradas no Cadastro Nacional de Equipes de Saúde (CNES) e alimentadas mensalmente pelos profissionais que as compõem. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o quantitativo atual assiste a todas as famílias da sede e zona rural do município.

Conforme afirmou Laíse Farias, secretária municipal responsável pela pasta, a unidade que foi descredenciada, na verdade, teve o projeto aprovado mas não foi implantada porque as unidades atuantes contemplam 100% de cobertura no município. “O descredenciamento a que se refere a portaria 1.717 do Ministério da Saúde não vai interferir em nada no atendimento em Igaporã, pois não se refere a equipes implantadas atualmente”, reforçou Laíse Farias.

A Secretaria Municipal de Saúde informou também que, ao longo dos próximos anos, caso as ESFs atuais não sejam suficientes, devido o aumento da população, o município poderá requerer uma nova unidade de saúde para complementar a assistência familiar.